quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Ilha de Areia Vermelha

Este passeio era o mais esperado, pois, ouvimos muito falar deste lugar. A Ilha de Areia Vermelha é um banco de areia e uma parede de corais no meio do mar. A visitação tem que ser agendada e tem horário específico, pois, depende da maré. Lá, nós aproveitamos o sol forte, apesar de termos chegado lá com o tempo nublado. É um ótimo lugar também para a prática de mergulho livre. Há piscinas naturais com até 5 metros de profundidade com bastante peixes. Não vi outras espécies de animais marinhos. É preciso um pouco de paciência para encontrar um bom lugar, pois, assim como no Picãozinho, existem muitas pessoas que vão somente para tomar s(k)ol e nadar, levantando muita areia e deixando alguns locais com pouca visibiliade. Existem locais próprios para banhistas, mas, atissados pela curiosidade, eles acabam indo para os corais.

Infelizmente, eu vi que a maioria não se preocupa em preservar a natureza. Muitos pisavam nos corais, alguns até quebravam um pedaço para levar de lembrança. Os guias pedem para que os turistas tenham consciência, mas, devido a muito s(k)ol, acabam esquecendo.

Na Ilha servem petiscos, bebidas e coqueteis no abacaxi. Este último eu experimentei e gostei muito.

Infelizmente, ou não, este passeio tem os dias contados devido aos turistas e comerciantes, que não estão cooperando com a preservação. O órgão responsável pelos patrimônios naturais e parques já está providenciando o controle e o impedimento de visitas em massa.

À noite fomos jantar no Mangai. Não almoçamos, dormimos a tarde inteira. O restaurante é muito bom e indicado pelo Guia 4Rodas como um dos 1000 locais para visitar antes de morrer (não que eu esteja morrendo em breve).


Vista da Ilha Vermelha, ainda com a maré baixa


Vista da Ilha Vermelha quando a maré já estava mais alta.


Lampião e Maria Bonita no Restaurante Mangai


Fachada do Restaurante Mangai